sábado, 5 de setembro de 2009

O cap. Antonio Gomes de Oliveira


Por Roberto Sandoval : rlavodnas@hotmail.com ou rlavodnas@gmail.com


Introdução :


Acredita-se que o território do Município de Campo Belo foi outrora refúgio dos temíveis cataguases. Fugindo a tenaz perseguição do audaz bandeirante Jacques Felix , refugiaram-se eles nos sertões de Tamanduá e de Piui , conforme conta Diogo de Vasconcelos na sua História Antiga. Ora, sendo o território do Município parte dos "Sertões de Tamanduá" e as margens do rio Grande , por onde os cataguases desciam em sua fuga , e possível que , na atual vila de Porto dos Mendes , à margem daquele rio , tenha existido aldeiamento de índios , pois naquelas paragens foram encontrados pedaços de panelas de barro , que dizem ter a eles pertencido. Em fins de 1675 , Lourenço Castanho Jacques , o Velho , penetrando o sertão agreste a frente de forte bandeira , desalojou os indígenas , perseguindo-os. Em princípios de 1676 , conseguiu liquidar completamente os cataguases. Ficavam assim desembaraçadas as terras do Oeste de Minas , para que nelas penetrasse , com os bandeirantes , a colonização e o início de uma civilização que , embora vagarosa , não deixou de vir. Lourenço Jacques e seus companheiros foram , portanto , as primeiras pessoas civilizadas que pisaram o território do Município de Campo Belo , livrando-o dos ferozes cataguases. Possívelmente , dessa época , deve datar o início da civilização nas terras em que se veio fundar mais tarde o Arraial do Senhor Bom Jesus de Campo Belo. Segundo a lenda , a fundação de Campo Belo deve-se a Romão Fagundes do Amaral , que no início do século XVIII , chefiando uma caravana de caminheiros vindos do sul , em demanda do Oeste de Minas , em busca de terras férteis , acampou às margens de um pequeno curso de água. Seduzidos pela flora exuberante do local aí se fixaram com o fim de se dedicarem ao cultivo da terra. Originou-se assim um pequeno núcleo denominado Ribeirão São João , em virtude do ribeirão ali existente. Anos mais tarde , Catarina Parreira chegava as terras de Campo Belo trazendo em sua companhia alguns filhos e muitos escravos. Imediatamente fundou , distando légua e meia da clareira denominada "Campo Belo", a fazenda dos Parreiras. Cerca de dez anos após a sua chegada Dona Catarina , católica fervorosa , deu início as obras de monumental igreja , em torno da qual formou-se o arraial do Senhor Bom Jesus de Campo Belo.

Cap. I – Na freguesia do Senhor Bom Jesus do Campo Belo, Distrito de Nossa Senhora das Candeias, MG

Nasceu o cap. Antonio Gomes de Oliveira pelos anos de 1770 em lugar desconhecido , foi casado com Ana Joaquina da Fonseca por 1810 , talvez pela região de Campo Belo , MG.

Por ter se casado tardiamente com Ana Joaquina da Fonseca , suponho que talvez tenha sido este um segundo casamento , pois há um outro de mesmo nome que não se sabe se é o mesmo ou apenas homônimo.

Livro N.o 2 de Casamentos de Lavras , MG :
"Aos 10 de julho de 1794, na Ermida da Ajuda das Três Pontas
Matrimônio de Antônio Gomes de Oliveira, filho de Teotônio Gomes de Oliveira e Quitéria Maria de Jesus, com Maria Rosa das Neves, filha de José Fernandes das Neves e Rosa Maria de Campos".

Teotônio Gomes de Oliveira foi inventariado em São João del Rei , MG , em 1783 , foi inventariante sua mulher Quitéria Maria de Jesus e esta foi também inventariada na mesma localidade no ano de 1804 , sendo , possivelmente , os pais do cap. Antonio Gomes de Oliveira. [em pesquisas].

Portanto , ficam a origem e filiação do cap. Antonio Gomes de Oliveira ainda desconhecidas. Somente com o registro de casamento do cap. Antonio Gomes de Oliveira com Ana Joaquina da Fonseca é que poderíamos ter certeza.

Por um registro de censo , cap. Antonio Gomes de Oliveira e família , foram moradores em Campo Belo , MG :

Relação dos habitantes do Distrito de Nossa Senhora das Candeias , freguesia do Senhor Bom Jesus do Campo Belo , Termo da Villa de Tamanduá , MG , em 01 de Janeiro de 1832 :

Antonio Gomes de Oliveira - Branco - casado - 54 anos - lavrador.
Ana Joaquina - Branca - 53 - casada - fiandeira.
Filhos :
Reginaldo Gomes - Branco - 21 - solteiro
Mariano - Branco - 19 - solteiro
Pedro - Branco - 18 - solteiro
Maria - Branca - 17 - solteira - fiandeira
Escravos :
Francisco - Crioulo - Cativo - 61 - solteiro
Francisco - Preto - Cativo - 39 - solteiro
Floriano - Crioulo - Cativo - 36 - solteiro
Manoel - Preto - Cativo - 15 - solteiro
Florindo - Crioulo - 27 - solteiro
Esméria - Crioula - Cativa - 28 - solteiro - Fiandeira
Joana - Parda - Cativa - 17 - solteira
Thereza - Crioula - Cativa - 14 - solteira
(Este censo acima , está sob a guarda do APM - APM PP 1/10 cx 46 doc. 2)


Foi inventariante em São João del Rei nos inventários de Ana da Fonseca Cunha em 1819 e de Luíza da Fonseca Cunha em 1831. Ambas solteiras e tias de sua mulher Ana Joaquina da Fonseca. Ambas foram moradoras e fizeram seus testamentos na Fazenda denominada Campo Formoso dos Medeiros Aplicação de Nossa Senhora das Candeias , Termo da Villa de São Bento do Tamanduá , Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Antônio Gomes de Oliveira , na época alferes , foi signatário de um abaixo assinado em São Bento do Tamanduá em 1º de abril de 1814 , pedindo para erigir freguesia o Arraial de Nossa Senhora das Candeias , na época filial da Freguesia da Vila de São Bento do Tamanduá.
(fonte : "O Sertão de Nossa senhora das Candeias da Picada de Goiás" de José Gomide Borges , página 197).

* Dos registros do Arquivo Público Mineiro :

Arquivo Público Mineiro - APM
SG-Cx.124-Doc.06 - LISTA NOMINAL DE
PESSOAS DO DISTRITO DE SANTA ANA
DO JACARÉ, TERMO DE SÃO BENTO DO
TAMANDUÁ
Notação atual SG-Cx.124-Doc.06
Título: LISTA NOMINAL DE PESSOAS DO DISTRITO DE SANTA ANA DO JACARÉ, TERMO DE SÃO BENTO DO TAMANDUÁ
Local: SÃO BENTO DO TAMANDUÁ
Nomes: CAPITÃO GONÇALO CARNEIRO FIGUEIRA

SGavulso Cx 124 - 37 - Seção Colonial

"Lista das pessoas que Rizidem no Destrito da Sra Sant Anna do Jacaré do Termo da V.a de S. Bento do Tamanduá da quel hé Cap.m Gon.co Carneiro Figueira [idade de 84 anos] :

Homens Brancos Cazados

O Alf.es  Antonio Gomes de Oliveira [idade de c. 61 anos]
etc etc segue lista

[Nesta lista de moradores não tem data , mas estimo que seja do ano de 1831]


Cap. II – Na região do Vale do Rio Pardo , SP

Pelos anos de 1835 , o cap. Antonio Gomes de Oliveira e família já se encontravam no Sertão do Rio Pardo , na antiga fazenda do Rio do Peixe , atual cidade de Divinolândia , SP , cuja localidade pertencia , à época , a Caconde , SP , conforme documentos que seguem :

Ana Joaquina da Fonseca faleceu na fazenda do Rio do Peixe em 14/7/1841 , com 70 anos de idade , sendo sepultada no Cemitério do Espírito Santo (Livro número 2 de Óbitos de Caconde , 1840-1874).
.
Do Arquivo Público do Est. de São Paulo , Caixa AP 173 , do primeiro livro de batismos , transcrito , de Caconde , páginas 275/276 :
.
“Jose
.
Aos vinte e oito de Maio de hum mil oito centos e trinta e sete annos , nesta Matriz baptizei e pus os Santos Oleos a Jose de hum mez , filho de Jose Moraes Maxado (sic) e de Maria Joaquina de Oliveira. Forão padrinhos o capitão Antonio Gomes de Oliveira e sua mulher Anna Joaquina da Fonseca , todos desta freguezia.
O Vigario Jose Barboza do Nascimento”.


Nas páginas seguintes :

Do livro de Alistamento da Guarda Nacional da Freguezia de Caconde , do Arquivo Público do Estado de São Paulo , Caixas 173 e 173 A (172) :

Da lista dos moradores de Caconde , Maços de População de M. Mirim do ano de 1850 , fonte Arquivo Público do Est. SP , caixa 145 :

Nome - Antonio Gomes d'Oliveira.
Naturalidade - Minas.
Idade - 80 anos.
Cond.- B (branca).
Estado - V. (viuvo)
Comp. - L (lavoura).
Sabe ler
numero - 1155.
Escravos - Rosindo , João , Izidoro , Esmeria , Antonia , estes de Minas Gerais ; Anna e Umbelina de Caconde. Todos com idades entre 50 e 60 anos.

.
Do Arquivo do Estado de São Paulo , no Livro de Registro de Posses , conforme RT No 6 , registro 10 :


"Relação dada pello capitão Antonio Gomes de Oliveira de sua fazenda denominada Santo Antonio do Rio do Peixe que ouve (sic) por compra de Manoel Chrispim da Costa , Francisco Teles (?) dos Santos , Ma .....
Principia sua divisa da Barra do Rio do Peixe asima (sic) divisando com o capitão Thomas Jose de Andrade , e outra athé ........ com o espigão subindo pello espigão asima (sic) athé o Vallo da Cova ....... divisando com os herdeiros do finado capitão Felis Jose de Noronha Negreiros e na ........ .......... divisando com Manoel Rodrigues da Costa e outros ..... divisando ....... capitão Thomas Jose de Andrade e outros e depois divisando com Jose Ferreira e outros e depois divisando com o sargento mor Romão Bastos e Nogueira e outros e depois divisando com Honorio Antonio Carneiro e outros e depois divisando com Joaquim Ribeiro e outros e depois divisando com tenente coronel Domiciano Jose de Souza e depois divisando com Fabricio Marinho de Moura  ...... athé o Rio Pardo ...... e depois divisando com Francisco de Assis Nogueira pello Rio Pardo abaixo athé o lugar asima do Rio do Peixe e onde principiou a divisa.
Terá esta fazenda mil e quinhentos alqueires mais ou menos.
Freguezia de Caconde aos nove de Janeiro de mil e oitocentos e sincoenta e seis (sic) =
Antonio Gomes de Oliveira.
Nada mais e aos dous exemplares ........
Freguezia de Caconde 19 de Janeiro de 1.856.

Inventário de Antonio Gomes de Oliveira

2ð Ofício de Casa Branca , SP , Caixa 55 e 56.
F. 1
Juizo Municipal da Villa de Caconde
1866
Inventario e Partilha amigavel nos bens que ficarão por falecimento de Antonio Gomes de Oliveira.
Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oito centos e sessenta e seis , aos quinze dias do mês de Outubro do dito anno nesta Villa de Caconde em meu cartorio me foi entregue uma petição com competentemente dispaxo o qual adiante segue de que fiz esta autuação. Eu Candido Jose de Araujo escrivão interino o escrevi e assignei.
Candido Jose de S.a
Anexo
Ilmo Snr D.r Juiz M.al do Termo de Caza Branca
Caconde 13 de 8.bro de 1866
Dizem os abaixo assignados todos moradores na Fazenda do Rio do Peixe que tendo se procedido amigavel o inventario do finado seu pai e sogro como mostra pelos documentos juntos , e como o referido seu pai e sogro falecera a 5 de Fevereiro de 1864 sem que deixasse legado algum e nem orfão de maneira que não tendo a respectiva Collectoria reclamação alguma pelos motivos apontados e nem deixou tambem menores e nem mentecaptos , resolveram todos os abaixo assignados herdeiros daquelle finado pai e sogro o Capp.am Antonio Gomes dOliveira a procederem amigavelmente o inventario , e como acham se todos bem satisfeitos , vem os abaixo assignados pedirem a V. S. o seu aprovamento proferindo o seu respeitavel dispacho de aprovação visto os supp.tes estarem satisfeitos , e não haverá reclamação alguma da parte da Collectoria por isto q. não houve legado.
P.a V. S. assim aprovar como for Justo.
E. R. M.
A com o devido preparo ............... faço ......... estes autos ao Meretissimo D.r Juiz Municipal e Órfão do Termo .......... de Caza Branca e Caconde.
Villa de Caconde 15 de Outubro de 1866.
Thomas Jose de Andr.e
........ meu pai Mariano Gomes da Fon.ca
Jose Gomes da Fon.ca
Pedro Gomes da Fon.ca
Maria Joaquina de Oliveira
Reginaldo Gomes da Fon.ca
F. 21
864 Maio 25
Inventario amigavel e Partilha que procedemos os Herdeiros do finado Cap. Antonio Gomes de Oliveira como abaixo se declara :Termo de Concordia.
Aos vinte e sinco dias do mes de Maio de mil oito centos e secenta e quatro annos nesta Freguezia de Caconde do Termo da Villa de Caza Branca da Provincia de São Paulo , e sendo ahi na Fazenda do Rio do Peixe , nos abaixo assignados filhos e genros do finado Capitão Antonio Gomes de Oliveira , por parte do mesmo e desejando fazer mos o nosso Inventario Amigavel e Partilhas nos Bens que ficarão por falecimento digo que ficarão com a igualdade de direito por não aver orfãos menores para cujo fim terras em commum ........... nomeados e aprovados para Louvados e Partidores aos cidadãos Antonio Jose Dias , Jose Victor dos Santos e Jose Joaquim Ferreira e para escrivão a Cassiano Alves Moreira.
E por achar mos assim .............. mandamos
F. 2
mandamos lavrar o prezente Termo que todos assignamos.
Eu Cassiano Alves Moreira escrivão que o escrevi.
Thomas Joze da Andr.e
A rogo por minha Mai Antonia Gomes ......
Thomas Joze de Andr.e
Pedro Gomes da Fonseca
Marianna ........ de Jesus
Por minha Mai Maria Joaquina de Oliveira
Jose de Moraes Machado
Reginaldo Gomes da Fonseca
........... Mariano Gomes da Fon.ca
.......... Mai Maria Candida
Jose Gomes da Fon.ca
Relação dos Bens
- João pardo ............. idade 36 annos por 1:500$000
- Silvania crioula mulher do mesmo , idade 35 annos , por 1:400$000
- Umbelina crioula , idade 16 annos por 1:700$000
- Simião crioulo idade 13 annos por 1:000$000
- Zacarias crioulo idade 11 annos por 700$000
- Bernarda crioula (surda) idade 6 annos por 300$000
- Rita crioula , idade 2 e meio por 400$000
- Pocidonho crioulo , idade 20 annos por 1:500$000
- 1 Taxo velho com remendos contendo 19 lb.as a 600 = 11$400
- 1 Taxo mais novo com fundo contendo 14 lb.as a 600 = 8$400
- Uma "Pega" contendo 7 lb.as = [em branco]
- Huma Lavanca de ferro por 2$500
- Hum Serrote de traçar madeiras por 4$000
- Huma Balança g.de de ferro por 8$000
Página seguinte
[não mais há numeração nas páginas].
- 1 Balança pequena , sem "Canela" por 1$000
- 1 Balança de pezar ouro com dois "manos" por 10$000
- 1 Corrente com Colar e Cadiado por 5$000
- 1 Serra pequena com "Armação" por 1$000
- 1 Sella Cavallar por 10$000
- 1 Chocolateira de ferro por 2$000
- 1 Espadim e duas dragonas por 2$000
- 1 Jarro e Bacia de estanho por 4$000 (?)
- 1 Par de Pedras p.a moinhos com ferragem por 40$000
- 1 Caixa com Feixadura por 2$000
- 1 Espada Velha Bainha de "Sola" por 1$000
- 1 Roda com Rollo p.a mandioca por 3$000
- 1 Tronco e sua ferragem por 8$000
- 1 Morada de Cazas , Paihol , Engenhos , Hortalice , Aguada e Monjollo por 355$000.
- 1 Maquina de Roça de "Capinsão" por 30$000
- 40 Porcos de criar por 200$000
- 668 Telhas por 15$000
- 1 Caza na Capella , Assoalhada por 400$000
- Meio Dote no valor da escrava Catharina por 200$000
- Meio Dote no valor da escrava Marta por 200$000
- Meio Dote no valor do escravo Paulo por 50$000
- Meio Dote no valor da escrava Joanna por 200$000
- Meio Dote no valor do escravo Antonio por 100$000
- Meio Dote no valor da escrava "Flora" por 150$000
- 1 Fazenda de Culturas denominada Santo Antonio do Rio do Peixe no valor de dez contos de reis = 10:000$000
Soma a Louvação 20:522$300
Dividas Activas
- Que deve o Erdeiro Pedro Gomes da Fonseca = 1:243$000
- Que deve Antonio Lourenço de Andrade , emprestimo = 560$300
Soma reis = 1:803$300
- Em Somma o Monte Mor = 21:803$300
Antonio Jose Dias
Jose Victor dos Santos
Joze Joaquim Ferreira
Dividas que a Caza deve Aos Herdeiros , as seguintes :
"Relação dada pello capitão Antonio Gomes de Oliveira de sua fazenda denominada Santo Antonio do Rio do Peixe que ouve (sic) por compra de Manoel Chrispim da Costa , Francisco Teles (?) dos Santos , Ma .....
Principia sua divisa da Barra do Rio do Peixe asima (sic) divisando com o capitão Thomas Jose de Andrade , e outra athé ........ com o espigão subindo pello espigão asima (sic) athé o Vallo da Cova ....... divisando com os herdeiros do finado capitão Felis Jose de Noronha Negreiros e na ........ .......... divisando com Manoel Rodrigues da Costa e outros ..... divisando ....... capitão Thomas Jose de Andrade e outros e depois divisando com Jose Ferreira e outros e depois divisando com o sargento mor Romão Bastos e Nogueira e outros e depois divisando com Honorio Antonio Carneiro e outros e depois divisando com Joaquim Ribeiro e outros e depois divisando com tenente coronel Domiciano Jose de Souza e depois divisando com Fabricio Marinho de Moura ...... athé o Rio Pardo ...... e depois divisando com Francisco de Assis Nogueira pello Rio Pardo abaixo athé o lugar asima do Rio do Peixe e onde principiou a divisa.
Terá esta fazenda mil e quinhentos alqueires mais ou menos.
Freguezia de Caconde aos nove de Janeiro de mil e oitocentos e sincoenta e seis (sic) =
Antonio Gomes de Oliveira.
Nada mais e aos dous exemplares ........
Freguezia de Caconde 19 de Janeiro de 1.856.
Vig.o ...... Ant. Nog.a.
Pg custo de 2$080".



Por credito ao Herdeiro Reginaldo Gomes Nogueira , digo da Fonseca = 131$500
Ao Herdeiro Thomaz José de Andrade , dois créditos na "Penalidade" de Procurador da Igreja , que o finado hera devedor = 200$000
Soma o Total das dividas Passivas = 331$500
que discapitada no valor do Monte Mor na quantia de Vinte e hum Contos oito centos e tres mil e trezentos reis , ficão Liquido

... Partir reis = 21:471$800
Cabe a cada Erdeiro a quantia de quatro contos duzentos e noventa e quatro mil trezentos e cecenta reis = 4:294$360
.
Titulo de Erdeiros
- Reginaldo Gomes da Fonseca
- Maria Joaquina de Oliveira
- Pedro Gomes da Fonseca
- Mariano Gomes da Fonseca
- Capitão Thomaz Jose de Andrade , por cabeça de sua mulher Antonia Gomes de Oliveira.
.
Páginas adiante :
Pagamento a Herdeira Maria Joaquina de Oliveira e sua Legitima Paterna na importancia de quatro contos , duzentos e noventa e quatro mil , trezentos e cecenta reis = 4:294$360.
Caberá para seu pagamento no valor das Terras da Fazenda denominada Santo Antonio do Rio do Peixe a quantia de dois contos de reis = 2:000$000.
Caberá mais no valor das Cazas Assoalhadas e seus competentes fundos , estas na Capella do Espirito Santo do Rio do Peixe a cem mil reis = 100$000.
Mais dote da escrava Joanna parda por 200$000.
Caberá mais no valor do meio dote do escravo Antonio pardo = 100$000.
Haverá mais no valor da escrava Flora recebida em meio dote por cento e cinqüenta mil reis = 150$000
Haverá mais no valor do escravo Pocidonho crioulo a quantia de um conto e quinhentos mil reis = 1:500$000.
Haverá mais no valor de uma Balança grande a quantia de oito mil reis = 8$000.
Haverá mais no valor de uma Sella Cavallar , dez mil reis = 10$000.
Haverá mais no valor de um Espadim e duas dragonas , dois mil reis = 2$000.
Haverá mais no valor de uma Corrente , cinco mil reis = 5$000.
Haverá mais no que tem a por o herdeiro capitão Reginaldo Gomes da Fonseca , duzentos e dezenove mil trezentos e cecenta reis = 219$360.
Soma = 4:294$360.
E por esta forma ficou a herdeira assima referida saptisfeita de sua Legitima Paterna , tendo como assima se declara.
Páginas adiante :
Pagamento ao Herdeiro Cap.m Thomaz Jose de Andrade por cabeça de sua mulher Dona Antonia Gomes de Oliveira o valor de sua Legitima Paterna da quantia de quatro contos , duzentos e noventa e quatro mil , trezentos e cecenta mil reis = 4:294$360.
Haverá para seu pagamento no valor da Fazenda denominada Santo Antonio do Rio do Peixe , dois contos de reis = 2:000$000.
Haverá mais no valor de meio dote da escrava Catharina , duzentos mil reis = 200$000.
Haverá mais no valor de meio dote da escrava Marta , duzentos mil reis = 200$000.
Haverá mais no valor de meio dote do escravo Paulo , cinqüenta mil reis = 50$000.
Haverá mais no valor do escravo Simião crioulo de idade de treze annos , em um conto de reis = 1:000$000.
Haverá mais no valor do escravo por nome Bernardo crioulo de idade ceis annos , trezentos mil reis (sendo o mesmo escravo surdo e mudo) = 300$000.
Haverá mais no que tem de se por o herdeiro Pedro Gomes da Fonseca , setecentos e vinte e tres mil , oito centos e cecenta reis = 723$860.
Haverá mais no valor de uma Balança de pezar ouro com dois m..... , sendo um de duas Libras e outra de meia , dez mil reis = 10$000.
Haverá mais uma Serra de Trassar madeira no valor de quatro mil reis = 4$000.
Haverá mais no valor de uma Lavanca de ferro , dois mil e quinhentos reis = 2$500.
Haverá mais um Jarro e Bacia de estanho no valor de mil e seis centos reis = 1$600.
Haverá mais uma "Pega" contendo sete Libras de ferro mil e quatrocentos reis = 1$400.
Haverá mais uma Balança de ferro pequena no valor de um mil reis = 1$000.
Soma = 4:494$360.
E por esta forma ficou o herdeiro assima referido pago e saptisfeito no valor de sua Legitima na quantia de 4:294$360 e assim mais de duzentos mil reis = 200$000 que a Caza o constituía devedora por dois créditos.
.
Mais registros :

1.850 - Antonio Gomes de Oliveira - 80 anos , viúvo , morador no Rio do Peixe [atual Divinolândia].
.
Mizael - Aos 13/8/1837 nesta Igreja Matriz baptizei e pus os Santos Oleos a Misael de oito dias filho de Manoel Cardozo de Lemos e de Collecta Honoria de Moura. Forão Padrinhos o Capitam Antonio Gomes de Oliveira e Marianna Mendes de Carvalho casados todos desta freguezia.
O Vig.o Jose Barboza do Nascimento.
.
Fructuoza - Aos 2/9/1838 , nesta Matriz baptizei e pus os Santos Oleos a Fructuoza , filha de João e Rita , escravos de Dona Maria Luiza. Forão padrinhos João escravo solteiro de Dona Anna Norberta , e Maria solteira , escrava do capitão Antonio Gomes , todos desta freguezia.
O Vig.o Jose Barboza do Nascim.to.
.
Paulo - Aos 25/10/1840 , nesta Matriz , baptizei e pus os Santos Oleos a Paulo de idade de tres meses , filho de Marta solteira escrava do capitão Antonio Gomes de Oliveira. Forão padrinhos Manoel e Maria solteiros e escravos do mesmo capitão Antonio Gomes , todos desta freguezia.
O Vig.o Jose Barboza do Nascim.to.

.



Cap. III – Dos filhos do cap. Antonio Gomes de Oliveira e s/m Ana Joaquina da Fonseca

Ficaram os seguintes filhos que nasceram , provavelmente todos , na mesma localidade de Campo Belo , MG :


1) Reginaldo Gomes da Fonseca (ou de Oliveira) , nascido em 1811. Casou-se , em 1843 , com Bernarda Maria de Jesus , natural de Congonhas do Campo , nascida em 1828.

Da lista dos moradores de Caconde , Maços de População de M. Mirim do ano de 1850 , fonte Arq. Público de SP , caixa 145 :

Do Livro de Registros da Guarda Nacional da Freguezia de Caconde , Arquivo Público do Est. de São Paulo , Caixas AP 173 , 173 A , e 172.

1.835 - Reginaldo Gomes - 25 anos , solteiro , agricultor , morador no Rio do Peixe.
1.837 - Reginaldo Gomes da Fonseca - 27 anos , solteiro , morador no Rio do Peixe.
1.838 - Reginaldo Gomes da Fonseca - 28 anos , solteiro , morador no Rio do Peixe.
1.841 - Reginaldo Gomes de Oliveira - 31 anos , solteiro , agricultor , morador no Rio Pardo.
1.845 - Reginaldo Gomes de Oliveira - 35 anos , casado , agricultor, morador no Rio do Peixe.
1.846 - Reginaldo Gomes de Oliveira - 36 anos , casado , agricultor , morador no Rio do Peixe.
1.847 - Reginaldo Gomes de Oliveira - 37 anos , casado , agricultor , morador no Rio do Peixe.
1.848 - Reginaldo Gomes da Fonseca - 38 anos , casado , agricultor , morador no Barreiro.
1.849 - Reginaldo Gomes da Fonseca - 41 anos , casado , agricultor , morador no Rio Pardo.
1.850 - Reginaldo Gomes da Fonseca - 43 anos , casado , agricultor , morador no Rio Pardo.

.

Reginaldo Gomes deve ter se casado em 1843 , ano em que aparece como solteiro nos registros da Guarda Nacional de Caconde e ano que nasce sua primeira filha.

Do livro Memória da Cidade de Caconde , de Adriano Campanhole , página 538 :

Do Arquivo Público do Est. de São Paulo , microfilme de Registro de Terras "RT 6" , de Caconde , Volume 31 , Reg. número 11 :

"Reginaldo Gomes da Fonseca - possuo huma porção de terras de cultura , citas (sic) na fazenda denominada Santo Antonio do Rio do Peixe , desta freguezia de Caconde que houve por herança de sua finada mai (sic) Donna Anna Joaquina da Fonseca , e por compra feita a Pedro Gomes da Fonseca , cujas terras se achão em commum com meu pai o Senhor Capitão Antonio Gomes de Oliveira e mais herdeiros , cujas divisas principião na Barra do Rio do Peixe , divisando com o capitão Thomas Jose de Andrade e outros athé pontiar o espigão mestre , e por este asima athé o alto da cerra , divisando com os herdeiros do finado capitão Felix Jose de Noronha Negreiros , Manoel Rodrigues da Costa , capitão Thomás Jose de Andrade , Jose Ferreira da Costa , sargento mór .... Carlos Nogueira , .... Jose Carneiro e outros , Joaquim Ribeiro e outros , tenente coronel Domiciano Jose de Souza , Fabricio Marinho de Moura , Francisco de Assis Nogueira , athé a barra do Rio do Peixe aonde principiou a divisa.Caconde 19 de Janeiro de 1.856 =Reginaldo Gomes da Fonseca =Declaro que as terras que possuo regula terem o mesmo de cento e oitenta e nove e mais alqueires de terras de planta mais ou menos.Caconde ......Reginaldo Gomes da Fonseca. Nada mais e aos dous exemplares me reporto.Caconde 19 de Janeiro de 1.856O Vigario .... ".

.
Do Arquivo Público do Est. de São Paulo , microfilme de Registro de Terras "RT 6" , de Caconde , Volume 31 , Reg. número 206 :
.
"Reginaldo Gomes da Fonseca - na qualidade de tutor de Mariana Luiza de Morais , declaro que esta possue huma parte de terras na fazenda denominada Santo Antonio do Rio do Peixe por erança (sic) paterna a que se acha em commum com sua mãi (sic) e mais herdeiros e regula quatorze alqueires mais ou menos e são confrontantes da referida fazenda capitão Thomas Joze de Andrade e outros , Donna Maria Honoria e outros , Manoel Rodrigues da Costa e outros , Jose Ferreira e outros , Honorio Jose Carneiro e outros , major Romão Carlos Nogueira e outros , Joaquim Ribeiro e outros , tennente coronel Domiciano Jose de Souza e outros , Fabricio Marinho de Moura e Francisco de Assis Nogueira.Fazenda do Rio do Peixe dezanove de Maio de mil oitocentos e sincoenta e seis.O tutor Reginaldo Gomes da Fonseca. Nada mais e aos dous exemplares me reporto.Caconde dezanove de Maio de mil oitocentos e sincoenta e seis.O Vig.o ....... ".
.
Reginaldo Gomes de Oliveira (ou da Fonseca) e s/m Bernarda Maria de Jesus deixaram , pelo menos , os filhos seguintes , todos naturais de Caconde , na Fazenda do Espírito Santo do Rio do Peixe , atual município de Divinolândia :

Antonia Gomes de Oliveira , nascida em 1843 em Divinolândia , que pertencia a Caconde , SP. Foi cc , aos 29/01/1863 , com Jose de Moraes Machado , filho de outro de mesmo nome e de s/m Maria Joaquina de Oliveira , cuja linha paterna segue através do Blog : http://barcelos-moraesmachado.blogspot.com/
Deixaram os seguintes filhos : Joaquim , Luiz , Lourenço , Isaías , Urias e Mariana , todos Moraes Machado.
Ana Gomes , nascida em 1845
Domiciano Fonseca , nascido em 1859
Manoel Fonseca , batizado aos 12/6/1862 em Divinolândia , com 19 dias de idade.


2) Mariano Gomes da Fonseca , nascido em 1814 e falecido aos 30/07/1866. Foi casado com Maria Cândida de São Jose

Do Livro de Registros da Guarda Nacional da Freguezia de Caconde , Arquivo Público do Est. de São Paulo , Caixa AP 172.

1838
Marianno Gomes de Oliveira
Idade : 24 annos
Estado : Solteiro
Vive de : Cultura
Morador em : Rio do Peixe.

Na sessão de 17 de Julho de 1.866 foram aprovadas as divisas do Espírito Santo do Rio do Peixe , que ficaram assim , definitivamente :
"Principia na barra do ribeirão da Fartura no Rio Pardo , por esse acima até ganhar um espigão do Capitão Reginaldo Gomes , por este espigão acima até ganhar o tombo da serra do Rio Pardo e seguindo por este tombo acima até ganhar o tombo da Serra do Rio Pardo e seguindo por este tombo acima cortando todas as águas vertentes passando por baixo da casa de D. Inocencia e seguindo o mesmo tombo da serra por baixo da morada dos Dutras no Cascalho e deste ao espigão mais alto que verte para D. Carolina e deste espigão ao alto do serrote do Manoel Jose e deste cortando o Cubatão ao alto que desce ao córrego da Fumaça e deste a fechar no rio Lambari na Província de Minas ficando além destas demarcações pertencentes à Freguesia do Espírito Santo do Rio do Peixe e aquem pertencendo à Freguesia desta Vila".Nome - Reginaldo Gomes de Oliveira.
Naturalidade - Minas.
Idade - 46.
Cond. - B (branca).
Estado - C (casado).
Comp. - L (lavora).
Sabe ler
Numero - 3250.
Mulher - D. Bernarda.
Naturalidade - Congonhas.
Idade - 23.
Cond. - B (branca).
Estado - C.
Sabe ler
numero 3260.
F.os (filhos)
Antonia , natural de Caconde , idade 8 anos.
Anna , natural de Caconde , idade 6 anos.
Escravos
Francisco , natural da Nação , 52 anos
Manoel , natural Oliv.ra , 24 anos , Cr (crioulo) , S (solteiro)
Francisco , Nação , 10 anos , solt.
Thereza , Oliev.ra , 31 anos , Cr , S.
Freguezia de Caconde 2 de Julho de 1851.
Domingos Vieira de Macedo - Subdelegado.


Da mesma fonte dos alistados na Guarda Nacional de Caconde , aparecem outros de mesmo sobrenome e moradia :


1.839 - Mariano Gomes de Oliveira , 24 anos , solt. , agricult. , morador no Rio do Peixe.
1.841 - Mariano Gomes de Oliveira , 27 anos , solt. , agricult. , morador no Rio Pardo.
1.844 - Bernardo Gomes de Oliveira , 34 anos , casado , agricult. , morador no Rio Pardo.
1.845 - Mariano Gomes de Oliveira , 31 anos , casado , agricult. , morador no Rio do Peixe.
1.846 - Mariano Gomes de Oliveira , 36 anos , casado , agricult. , morador no Rio do Peixe.
1.847 - Manuel Gomes de Oliveira , 37 anos , casado , agricult. , morador no Rio do Peixe.
1.848 - Mariano Gomes da Fonseca , 38 anos , casado , agricult. , morador no Rio Pardo.
1.849 - Mariano Gomes da Fonseca , 39 anos , casado , agricult. , morador no Rio do Peixe.
1.850 - Mariano Gomes da Fonseca , 20 anos , casado , agricult. , morador no Rio do Peixe.



Do inventário de Mariano Gomes de Oliveira , de onde extraí algumas informações , que seguem :


Inventário aberto em Caconde em 1866
Mariano Gomes da Fonseca - Inventariado
Maria Candida de São José - Inventariante , viúva meeira.
Faleceu em 30/07/1866 sem testamento.
do Título de herdeiros :Viúva meeira : Maria Candida de São Jose , idade 39 (?) anos.
Filhos :Jose Gomes da Fonseca , idade de 20 anos.
Antonio Gomes da Fonseca , idade de 16 anos.
Lazara (o) Gomes da Fonseca , idade de 9 anos.


3) Pedro Gomes da Fonseca , nascido em 1814 , foi casado com Mariana Lucinda de Jesus , deixaram , pelo menos , a filha Ana Umbelina Gomes da Fonseca.
A filha Ana Umbelina Gomes da Fonseca faleceu em Caconde aos 02/01/1892 , foi casada com Jose Lino de Souza Dias , filho de Vigilato Jose de Souza e de s/m Custódia da Silva Dias.
Deixaram , pelo menos , os seguintes filhos :
Mariana de Souza Dias , que foi casada , por 1884 , com Eduardo Gomes Porto , cuja família segue através do Blog : http://gomesporto.blogspot.com/
Marcelina Teobaldina de Souza Dias , cc Jose Xavier de Souza
Olímpio de Souza Dias , cc Henriqueta e depois de viúvo , cc Lídia


4) Maria Joaquina de Oliveira , nascida em 1815 na Freguesia do Senhor Bom Jesus do Campo Belo, Distrito de Nossa Senhora das Candeias, MG. Faleceu aos 25/01/1889 em Caconde , SP. Foi casada por 1835 com Jose de Moraes Machado , natural , provavelmente , da Fazenda da Serra dos Santíssimos Corações de Jesus Maria Jose, Aplicação do Espírito Santo da Varginha , Freguesia de Lavras do Funil , Minas Gerais , falecido em 1851 na Fazenda do Rio do Peixe (Divinolândia , SP) , filho do alferes Jose de Moraes Machado , natural da Lagoa Dourada , MG , e de s/m Maria Cleofa de Jesus , natural das Lavras do Funil , MG , cuja família segue através do Blog :
http://barcelos-moraesmachado.blogspot.com/

5) Antonia Gomes de Oliveira , nascida em 1918 em Campo Belo , MG, Foi casada , aos 10/03/1841 em Divinolândia , SP , com o cap. Thomas Jose de Andrade nascido em 1789 em Carrancas , MG , filho de Jose de Andrade Peixoto e s/m Mariana Vitória do Nascimento.


"Copia do Testamento do theor e forma seguinte:
Jezus Maria Jose. Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo em que eu Thomaz Jose de Andrade firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer. Este é meu Testamento e ultima vontade. Declaro que sou natural da Capella do Espírito Santo de Carrancas, Bispado de Mariana, filho legitimo de José de Andrade Peixoto e Dona Mariana Victoria do Nascimento já fallecidos. Declaro que fui cazado em primeiras núpcias com Antonia Francisca Junqueira e de cujo matrimonio tivemos oito filhos de nomes = José Thomaz d' Andrade = Maria Eufrozina já fallecida por quem reprezenta dous filhos de nomes José e Antonio = João Thomaz d'Andrade = Anna Ignacia d'Andrade = Francisco Thomaz d'Andrade = Gabriel Thomaz d'Andrade = Antonio Thomaz d'Andrade e Mariana viúva por fallecimento de Antonio Francisco. E por fallecimento d'esta mulher passei a segundas digo segunda núpcias com Francisca Maximiana Junqueira, e de cujo matrimonio tivemos sete filhos de nomes = Ignacia já fallecida = Helena cazada com Francisco de Paula Dias = Joaquim Pio de Andrade = Francisca já fallecida = Rita já fallecida e mais dois que fallecerão sem nomes. Declaro que por fallecimento d'esta segunda mulher passei a terceira núpcias com Dona Antonia Gomes de Oliveira de cujo matrimonio tivemos oito filhos de nomes = Thomaz = Anna já fallecida = Manoel já fallecido = Custodio = José = Antonio = Luiz e Maria. Declaro que achando-me com saúde, porem com avansada idade, por isso passo a fazer este meu testamento e ultima vontade. Declaro que nomeio para meu testamenteiro em primeiro lugar a meu filho Antonio Thomaz d'Andrade, em segundo a meu filho José Thomaz d'Andrade e em terceiro o meu Filho Thomaz José d'Andrade aos quaes rogo que aceitem esta minha testamentária. Declaro que meu Corpo será sepultado no Semiterio do Espírito Santo do Rio do Peixe sem pompa alguma. Quero que se diga uma missa de Corpo prezente e vinte por minha alma. Declaro mais que se mande dizer vinte missas por alma digo missas pelas almas de meus Paes vinte pelas almas de meus escravos e assim mais a quantia de duzentos mil reis para ser distribuída em esmollas a propre digo pobreza rezidente na Freguezia do Espírito Santo do Rio do Peixe. Declaro que de minha Terça se tire o terreno onde mora o meu Filho Antonio Thomaz de Andrade ao qual deixo comprehendendo as Cazas, Engenhos e mais benfeitorias existentes cujo terreno já lhe fiz doação a muito tempo e lhe passei papel de tudo, porem temendo que haja alguma nulidade n'esta doação por isso agora por este meu testamento retifico a doação a elle só meu filho Antonio Thomaz de Andrade pela a minha tersa. Declaro mais que o excedente d'esta doação que faço de minha terça pertencera a esta minha mulher Dona Antonia Gomes de Oliveira e aos filhos que com ella tive. Declaro mais que esta minha mulher é senhora da terça durante a sua viúves e se acontecer a cazar-se segunda vez perderá todo o direito revertendo aos meus filhos que com ella tive. Declaro que é minha vontade que fique pertencendo a esta minha mulher o terreiro d'esta Fazenda da Caxoeira d'esta digo do Rio do Peixe, com todas as benfeitorias. Declaro mais que se ainda exceder alguma couza de minha terça digo. Declaro mais que todos os meus filhos do primeiro e segundo matrimonio se achão pagos de suas heranças maternas e que herdarão por fallecimentos de seus avós e bisavós e de cujas heranças não passarão recibo a excepção de alguns que depois passados tempos passarão os quaes devem existir em meus papeis. Declaro mais que tendo comprado umas terras na Fazenda do Pinhal do Campo, e não me recordando se as compras forão a tempo do primeiro ou segundo matrimonio, por isso rogo ao meu testamenteiro que examinem pelas dactas aos títulos a fim de saberem a que matrimonio pertence para se distribuir pelos legítimos herdeiros na forma da Ley e de cujas compras nada estou devendo. Declaro mais que devo a Maria Joaquina de Moraes a quantia de nove centos e trinta e sete mil reis, bem assim mais a Frederico a quantia de quinhentos mil reis. Declaro mais que tenho o meu Filho Luiz no estudo em São Paulo; e meu filho Antonio Thomaz d'Andrade é quem esta fazendo a acistencia do mesmo la pelo que tão bem estou obrigado a pagar como constará de minha Carta de Ordem. Declaro mais que se meu filho Antonio aceitar a minha testamentária como primeiro testamenteiro não deverá cobrar vintém visto que pela doação que lhe faço de terreiro e benfeitorias da Fazenda do Pinhal em minha terça fica bem remunerado de seu trabalho. Esta é a minha ultima vontade e disposição para depois de minha morte; e por este testamento revogo qual quer outro, e mandei escrever por Candido José de Souza vai por mim assignado por meu próprio punho n'esta Fazenda da Caxoeira do Rio do Peixe aos aos dezecete dias de Março de mil oito centos e setenta. Thomaz José de Andrade. Que fiz e vi assignar. Candido José de Souza. Auto de Aprovação. Aos dezecete dias do mez de Março do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo de mil oito centos e setenta n'esta Fazenda da Caxoeira do Rio do Peixe do Districto da Freguezia do Espírito Santo do Rio do Peixe do Termo da Villa de Caconde, em cazas de morada do Capitão Thomaz José de Andrade onde eu Tabelião interino vim a seu chamado e sendo elle ahy prezente que reconheço pelo próprio que se acha de pé e em seu perfeito juízo e entendimento segundo o meu parecer e das testemunhas que prezente estavão e pozitivamente forão convocadas perante as quaes por elle Testador das suas mãos as minhas me foi dado este papel dizendo-me que era o seu testamento que fizera a seu rogo Candido José de Souza e que queria eu lho aprovasse o qual papel eu asseitei e achei com effeito ser o testamento do sobredito Testador Capitão Thomaz de Andrade digo José de Andrade escrito em quaze duas meias folhas de papel o qual vi e não li; e não achando em todo elle borrão, riscado ou entrelinha nem cauza que duvida faça lhe fiz as perguntas da Ley na prezença das testemunhas abaixo assignadas a que respondeu que este era o seu testamento e ultima vontade, que por elle revogava qualquer outro que rogava as Justiças de Sua Majestade Imperial lhe dessem cumprimento de Justiça quanto em direito se lhe possa dar e finalmente que era contento que ficasse feixado cozido lacrado e não fosse aberto se não depois de seu fallecimento, e por não ter cauza que duvida fizesse rubriquei as duas laudas de papel em que se achava escripto o testamento com o meu apellido que diz Moreira e lh'o aprovei na forma da Ley, e do meu regimento com todas as formalidades de direito e fica feixado cozido e lacrado com cinco pingos de lacre vermelho por banda. E para constar fiz este Auto de aprovação que assignou elle testador do que dou fé, sendo testemunhas Carlos José Ferreira, natural de Baependy, Joaquim José Dias, natural de Alfenas, José Pedro André natural de Caconde, Antonio Fernandes Palmeira natural da cidade de Campanha, Genezio Braulio Rodrigues que reconhecem ser o dito Testador o próprio sendo os mesmos rezidentes d'este Termo de Caconde, e maiores de quatorze annos. Eu Cassiano Alves Moreira escrivão interino de Orphãos servindo de Tabelião que este auto escrevy e assigno me em publico e razo. Em testemunho da verdade Acha-se o signal publico. Cassiano Alves Moreira. Thomaz José de Andrade. Carlos José Ferreira. Joaquim José Dias. Antonio Fernandes Palmeira. José Pedro André. Genezio Bráulio Rodrigues. Nada mais continha e nem declarava no dito Testamento e sua approvação que bem e fielmente fiz extrahir dos próprios autos digo próprio testamento a qual me reporto em meo poder e cartório, aos vinte e oito dias do mês de Março do anno e mil oitocentos e setenta e um. Eu José Moreira de Vasconcellos Tabellião Publico o subscrevy e assigna José Moreira de Vasconcellos".

[Em construção]
.
Colaboradores
.
Eduardo Dias Roxo Nobre
  Marcio Eduardo Kitano
    Silvia Buttros

Nenhum comentário:

Postar um comentário